Notícias

19/02/2021

Presidente do Provopar participa da formatura dos guarda-vidas civis voluntários em Matinhos

A Presidente do Provopar, Carlise Kwiatkowski, participou do evento de formatura de mais um grupo de Guarda-Vidas Civis Voluntários, realizado na tarde desta quinta-feira (18), no município de Matinhos no Litoral. A solenidade realizada na praia contou com a formação de 62 membros voluntários, que já estão atuando junto ao corpo de salvamento, também responsável por orientar banhistas, na costa litorânea do Estado.

A Presidente do Provopar cumprimentou a todos pela atuação voluntária que eles e elas passam a exercer no cumprimento das missões de salvamento. “Para mim, é uma grande alegria estar junto com estes jovens atuantes, de forma voluntária, nessa importante missão em favor da vida”, disse Carlise.

Ela aproveitou para também enaltecer a presença feminina entre os formandos. “Minha alegria se amplia ao ver estas 15 mulheres já formadas neste curso, que certamente exigiu delas muito treinamento, além uma intensa preparação física e psicológica”, disse.

A formação dos voluntários civis, com coordenação e orientação dos agentes do Corpo de Bombeiros de Matinhos, é feita pelo repasse dos conhecimentos teóricos e exercícios práticos executados na praia e nos locais frequentados pelos banhistas. Durante o treinamento, os participantes têm a oportunidade de agirem em ocorrências reais, e ajudar a salvar vidas antes mesmo da conclusão do curso.

“É o caso de uma das voluntárias que se formou nesta turma. Ela me disse que participou do salvamento de um banhista durante o treinamento na praia”, afirmou Carlise. Além das técnicas aplicadas durante os eventuais resgates, os voluntários também recebem instruções para realizar ressuscitações e noções de pronto atendimento e primeiros-socorros.

***

Fonte: Zac Lucatelli

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.