• Facebook Provopar
  • Instagram
  • Youtube

Notícias Destaque

13/12/2019

Alunos do curso de Libras recebem certificado

Na manhã desta sexta-feira (13), foi realizada na sede do Provopar Estadual a entrega dos certificados do primeiro módulo do Curso de Libras – Som do Silêncio. O curso é uma realização do Provopar Estadual com o apoio do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região (CREFITO 8), Associação de Surdos de Curitiba (ASC) e Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba (Primeira IEQ).

A cerimônia contou com a presença de representantes dos apoiadores, familiares e convidados dos alunos.

Josiane Teles, técnica em enfermagem, foi uma das alunas que receberam o certificado hoje, para ela “Os professores são muito comprometidos, foi uma grande satisfação. Este curso abriu minha visão de mundo, a necessidade de atenção ao surdo. Eu entrei de uma forma e estou saindo melhor daqui”.

Para Doraci dos Santos de 65 anos, costureira e mãe de um surdo, “Esse curso ajudou a melhorar minha comunicação com meu filho. Ele foi muito melhor que outros que eu já havia feito. ”

Segundo Cassiane de Oliveira, contadora de história “Aprendi muito aqui, passei a entender melhor as necessidades da comunidade surda, mudou minha maneira de olhar, pretendo ir até o final do curso”.

“Esse primeiro módulo foi gratificante pois aprendi conceitos sobre a surdez e pessoas surdas. Mesmo com este primeiro módulo básico, consegui me comunicar no shopping com pessoas surdas, foi muito positivo. ” Afirmou Sandra Bortot do SESI e Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial.

Para Sheila Prieto, uma das professoras do Curso Som do Silêncio, “Tivemos aqui um grupo bem entrosado, que se esforçou e entrou na comunidade surda para aprender um pouco sobre quem é o surdo, o que ele sente, o que ele precisa e como podemos ajudar essas pessoas em nossa sociedade. Ela também destacou um agradecimento em nome de todos os professores do curso a presidente do Provopar Estadual “ Queremos agradecer a Carlise Kwiatkowski e a toda equipe que nos receberam de braços abertos para a concretização deste projeto

A professora Celma Gomes é presidente da Associação de Surdos de Curitiba e também ministrou aulas no curso. “No começo foi bem dificultoso, mas os alunos se esforçaram muito para aprender. O objetivo é esse, o aprendizado e a comunicação com o surdo. Foi um prazer ajudar a divulgar a comunidade surda e diminuir o preconceito que existe. Estou feliz com o resultado”.

A professora Lígia Klein, ministrou muitas aulas e também atuou como intérprete da professora Celma Gomes durante o curso “Fico feliz em ver este grupo concluindo o primeiro módulo, eles estão dando um grande passo dentro da Língua Brasileira de Sinais, espero ver todos eles no próximo módulo”. Destacou.

“O Provopar Estadual luta sempre para que haja mais igualdade em nossa sociedade. Hoje este grupo finalizou o primeiro módulo, eles ainda têm um longo caminho pela frente. Ficamos felizes de estar contribuindo para aproximar mais ouvintes da comunidade surda, ajudando na socialização através do acesso linguístico. ” disse Carlise Kwiatkowski, presidente do Provopar Estadual. Segundo ela “Tudo isso foi possível graças à parceria com o COFFITO, CREFITO 8, ASC e Primeira IEQ, que estão unidas para dar voz a comunidade surda do estado do Paraná. Plantamos esta sementinha com este primeiro grupo de formandos que vão ajudar muitas pessoas da nossa sociedade”.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.