A realidade é outra se você fizer parte dela

Notícias

10/07/2017

Programa Ecocidadão III Paraná está sendo implantado em Céu Azul

O Programa Ecocidadão III Paraná, promovido pelo Provopar Estadual, Sanepar e Governo do Estado, através do Instituto das Águas, está prestes a se tornar em realidade no município de Céu Azul, no Oeste do Paraná, tendo em vista que o curso de capacitação dos associados da Acaceu - Associação dos Coletores de Matérias Recicláveis de Céu Azul, caminha para o encerramento.

Recentemente, o agente ambiental Henrique Naldony Neto, representante do convênio Sanepar/Provopar Estadual, deu continuidade ao curso, abordando temas como a organização dos processos de coleta, a relação entre os funcionários e a motivação no trabalho sustentável. “E o aproveitamento foi excelente”, destacou Henrique, que colocou em prática uma dinâmica de grupo, através da qual “os associados perceberam, de forma lúdica, a importância da organização do sistema de produção da associação, elaborando estratégias para a comercialização dos materiais triados”, acrescentou.

Segundo ele, os catadores perceberam ainda que a importância de se elaborar planilhas de controle com todas as informações da produção e a necessidade de se envolverem na formação de redes com outras associações de municípios vizinhos, na busca por informações sobre compradores para melhor comercialização dos materiais recicláveis. “Foi realizado também uma abordagem sobre logística do barracão, onde é feita a triagem de todo material coletado, para melhor distribuição dos equipamentos contribuindo para o desenvolvimento das atividades dentro do espaço disponível no local”.

Henrique Naldony disse confiar no sucesso da iniciativa de implantação do programa Ecocidadão em Céu Azul, “devido a boa receptividade que tivemos tanto do poder público, através do prefeito Germano Bonamigo, do secretário de Recursos Hídricos, Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Colleone, e especialmente da parte dos integrantes da Acaceu. “Ele participaram de forma positiva das atividades propostas, numa demonstração de interesse no desenvolvimento da associação, que desta forma poderá prestar um trabalho de qualidade tanto na coleta quanto da separação do material reciclável, aumentando a vida útil do aterro sanitário”, concluiu.  

A Acaceu mantém parceria com a Prefeitura de Céu Azul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente que fornece os equipamentos de triagem dos materiais, o barracão e um funcionário que supervisiona o trabalho. Além do benefício ambiental, a coleta de resíduos proporciona aos associados uma melhora econômica, social e profissional de todos os membros, gerando lucro com as vendas de reciclável. A associação está localizada no bairro São Lucas e tem na presidência Karine V. da Cruz.  

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Provopar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.