A realidade é outra se você fizer parte dela

  • Twitter Provopar
  • Facebook Provopar
  • Instagram
  • Youtube

Notícias

21/03/2013

Provopar Estadual e Prefeitura de União da Vitória fazem parceria para o Ecocidadão Paraná

União da Vitória será mais um município do interior do Paraná a implantar o projeto Ecocidadão Paraná, desenvolvido pela Sanepar e Provopar Estadual, com o objetivo de assessorar as associações/cooperativas de catadores de material reciclável na coleta, separação, comercialização do material coletado, aumentando a vida útil dos aterros sanitários e possibilitando novas formas do uso industrial do resíduo ali depositado, além de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que atuam na coleta seletiva de lixo.

A diretora de Qualificação Profissional e Geração de Renda do Provopar Estadual, Ana Maria Taques Ghignone e Henrique Nadolny Neto, participaram de reunião no gabinete do prefeito Pedro Ivo Ilkiv, com assessores municipais e do gerente da Unidade de Gestão de Resíduos Sólidos da Sanepar, Domingos José Budel acompanhado da assessora da Sanepar, Ana Flávia Nagora Souza.

Com a experiência de quem coordena o programa de assessoramento de mais de 20 associações de catadores no Paraná, Ana Maria Ghignone falou da importância do trabalho desenvolvido pelos catadores de material reciclável e que sua maior preocupação é fazer com que “deixem de trabalhar de forma isolada e passem a atuar em associações, pois terão melhores condições de trabalho e preço justo para o material coletado” , disse.

Segundo ela, técnicos do Provopar Estadual fizeram visitas a associação de coletores no município, para conhecer a estrutura montada e, desta forma, fazer um diagnóstico completo da situação. Desde então foram realizadas reuniões e cursos de capacitação, para que os catadores de material reciclável possam atuar nos espaços onde será feita a reciclagem de todo material coletado.

A intenção da prefeitura é fazer uma divisão do território a ser explorado pelas associações recicladoras com base na abrangência do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). O prefeito disse que, nessas áreas, serão intensificadas as ações integradas entre as Unidades de Saúde e as escolas, visando a conscientização sobre a importância de reciclar, bem como da correta separação do material. Ele acredita para este ano na retirada dos coletores individuais das ruas, efetivando o sistema de coleta seletiva para que leve o material reciclável direto a associação de catadores.

O representante da Sanepar disse que ficou satisfeito com “tudo aquilo que está se pensando para União da Vitória” e revelou que a empresa acompanhará de perto a implantação do programa Ecocidadão Paraná no município.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Provopar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.